Nosso mandato é diverso e coletivo, pautado na atuação conjunta com os movimentos sociais. Nas causas que defendemos, buscamos intervir na sociedade e construir soluções e reparos na condução do Executivo em nossa cidade. Queremos uma cidade mais justa, humana e uma gestão pública que respeite verdadeiramente as pessoas.
Na Saúde, nossa determinação em proteger o direito à vida e ao tratamento digno começa com ações concretas. Levamos ao plenário a luta das mães atípicas, garantindo a aprovação da lei que obriga o Executivo a liberar pagamento de remédios e suprimentos. Em seguida, atuamos na fiscalização: assinamos
o requerimento da CPI da Saúde e cobramos veementemente a gestão municipal sobre a aplicação de recursos e as inconsistências financeiras.
Desde o primeiro mandato, sustentamos a bandeira da Tarifa Zero no transporte coletivo. Com essa premissa, nossa participação ativa na CPI do Consórcio Guaicurus resultou em relatório claro, detalhando todos os descumprimento do
contrato e exigindo penalizações do Consórcio Guaicurus, dos Diretores da Agetran e Agereg e dos ex-Prefeitos e Prefeita que atuaram durante esse contrato. Elaboramos ainda relatório à parte solicitando às autoridades competentes, o
indiciamento de agentes públicos e representantes do consórcio.
Realizamos audiência pública para debater a reativação da Ferrovia Malha Oeste como estratégia para melhorar e baratear o escoamento de produtos do Mato Grosso do Sul, com impacto direto no desenvolvimento do estado.
Na Educação, nossa luta para zerar a fila de vagas na educação infantil é histórica, com audiências públicas realizadas desde 2013. Neste ano, conquistamos o repasse de cerca de R$ 32 milhões do governo federal para concluir obras de EMEIs paralisadas. Por meio da intervenção da Prof.ª Rita Coelho, garantimos mais de R$ 100 milhões em recursos federais para compensação de matrículas na rede municipal.
Paralelamente à fiscalização dos serviços essenciais, avançamos em pautas de bem-estar e defesa social. Aprovamos leis de nossa autoria, como a de castração e
manejo populacional de cães e gatos e a instalação de bebedouros em praças e parques, cuidando do bem-estar animal e da qualidade de vida humana. Na luta contra a violência, propusemos a Secretaria Estadual da Mulher e fomos coautores do Conselho LGBTQIAPN+ municipal. Conduzimos audiências sobre direitos dos Povos de Religiões de Matriz Africana e moradia indígena urbana, defendendo a igualdade e atuando na linha de frente dos direitos sociais.
Em cada voto, fiscalização e projeto, nosso mandato reafirma que a voz determinada dos Direitos Humanos é o caminho para reduzir o sofrimento e transformar nossa cidade num lugar justo, menos desigual e melhor para todos, todas e todes.
—
2ª Secretária Mesa Diretora da Câmara
Presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas
Presidente da Comissão Permanente de Cultura
Presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos
Membra das comissões
Comissão Permanente de Meio Ambiente
Comissão Permanente de Segurança Pública
Comissão Permanente de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente
Membra da Comissão da CPI do Transporte Coletivo Membra da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero
Membra da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores
